Sábado, Julho 13

O estudo de um cirurgião de Columbia foi retirado. Ele continuou a publicar dados incorretos.

O estudo de um cirurgião de Columbia foi retirado.  Ele continuou a publicar dados incorretos.

Um conjunto de 10 artigos identificados pelo Dr. David mostrou a reutilização repetida de imagens em preto e branco idênticas ou sobrepostas de células cancerígenas, supostamente sob diferentes condições experimentais, disse ele.

“Não há razão para ter feito isso, a menos que você não estivesse fazendo o trabalho”, disse David.

Um daqueles documentos, publicado em 2012, foi formalmente marcado com correções. Ao contrário de estudos posteriores, que foram em grande parte supervisionados pelo Dr. Yoon em Nova Iorque, este artigo foi escrito por cientistas baseados na Coreia do Sul, incluindo Changhwan Yoon, que então trabalhava em Seul.

Um imunologista na Noruega selecionou aleatoriamente o item como parte de uma seleção de dados copiados de periódicos sobre câncer. Isso levou a editora do artigo, a revista médica Oncogene, a adicionar correções em 2016.

Mas a revista não capturou todos os dados duplicadosdisse o Dr. E, disse ele, as imagens do estudo apareceram posteriormente de forma idêntica no outro papel Isso permanece sem correção.

Os dados copiados sobre o câncer continuaram aparecendo, disse David. Uma imagem de um pequeno tumor vermelho de um estudo 2017 reapareceu em artigos 2020 e 2021 sob diferentes descrições, disse ele. Uma régua de escala incluída nas imagens acabou em duas posições diferentes.

Ele estudar 2020 incluiu outra imagem do tumor que, segundo o Dr. David, parecia ser uma imagem espelhada de um postado anteriormente pelo laboratório do Dr. Yoon. E ele estudo 2021 Ele apresentava uma versão colorida de um tumor que havia aparecido em um artigo anterior, além de uma seção diferente da regra, disse David.

“Este é outro exemplo em que isso parece ter sido feito intencionalmente”, disse o Dr. Bik.

Os pesquisadores enfrentaram ações mais sérias quando a editora Elsevier removeu o estudo sobre câncer de estômago que havia sido publicado online em 2021. “Os editores determinaram que o artigo violava as diretrizes éticas de publicação da revista”, disse Elsevier.

Roland Herzog, editor da Molecular Therapy, revista onde o artigo foi publicado, disse que “foram observadas duplicações de imagens” como parte de um processo de detecção de discrepâncias que a revista tem continuado a fortalecer desde então.

Como os problemas foram detectados antes da publicação do estudo na revista impressa, Política da Elsevier determinou que o artigo fosse removido e nenhuma explicação postada online.

Mas essa decisão parecia entrar em conflito com diretrizes do setor do Comitê de Ética em Publicações. Publicar artigos online “normalmente constitui publicação”, afirmam essas diretrizes. E quando os editores removem tais artigos, dizem as diretrizes, eles devem manter o trabalho online por uma questão de transparência e publicar “um aviso claro de retratação”.

Dr. Herzog disse que espera pessoalmente que a explicação para o estudo do câncer de estômago ainda possa ser publicada. Os editores da revista e a Elsevier, disse ele, estão examinando possíveis opções.

Os editores notificaram o Dr. Yoon e Changhwan Yoon sobre a remoção do artigo, mas nenhum dos cientistas alertou o Memorial Sloan Kettering, disse o hospital. A Columbia não disse se isso foi contado.